Hidrovar - Materiais Hidraulicos

+ 55 41 3013-7299

Hidrovar - Materiais Hidraulicos

Orçamento

Blog

09/03/2020

Bombas de Agua

Entenda mais sobre bombas de água, como funcionam

Bombas de água.

O bombeamento de líquidos, mecanismo natural que se verifica, por exemplo, na circulação sanguínea dos animais, é aproveitado pelo homem em diferentes engenhos, aplicados principalmente na extração de águas subterrâneas, na instalação de elevadores hidráulicos, em pressurização de sistemas como incêndio (em hidrantes ou sprinklers os chuveiros automáticos), ou até mesmo sistemas residências.

Bomba é uma máquina destinada a elevar líquidos ou sólidos em suspenção e a impelir fluidos, com a finalidade de distribui-los, pressurizar ou armazená-los. A bomba funciona por sucção ou propulsão.


A bomba mais comercializada é a bomba centrifuga :

Elas são eficientes e de pequenos tamanhos, são comercializadas com ou sem motor, este podendo ser elétrico ou a combustão. O mais utilizado é o elétrico.

É basicamente uma caixa fechada que se comunica com tubos de aspiração e de saída e em cujo interior gira um impulsor provido de pás curvas. O líquido a ser bombeado penetra no centro do rotor e sua pressão aumenta a ser transportados pelas paletas, devido a força centrifuga. É expelido na periferia, sob pressão maior que a inicial e a grande velocidade.

As bombas centrifugas podem variar de acordo com a disposição do rotor, de acordo com o número de rotores ela permite com que aumente a altura de elevação total, ou seja, as bombas com mais de um rotor costumam ter altura manométrica maior e vazão menor.

Estas bombas podem ser instaladas, na linha ou dentro de caixas de água, as chamadas bombas submersas.

A bomba bem dimensionada é o que podemos dizer “o coração” de uma instalação, os limites dessa devem ser respeitados para um bom funcionamento, quando for comprar uma bomba, consulte uma boa revenda que tenham vendedores treinados e que saibam vender exatamente a bomba que atenda a sua necessidade.  

 

11/02/2020

Extintores para incêndio

Capacidades extintoras

Capacidade Extintora 

O fogo é formado pela reação em cadeia de três fatores, sendo eles: combustível, comburente e calor, cada tipo de fogo é extinto retirando um desses componentes do fogo quebrando a reação e cadeia. 

Extintores de água pressurizada agem causando resfriamento no combustível, onde o combustível é necessariamente algum objeto que deixa algum tipo de resíduo. Os extintores de gás carbônico retiram o comburente do ambiente, que na maioria das vezes é o oxigênio é uma forma não eficiente em ambientes abertos, pois nesses ambientes o gás carbônico se dissipa. Já o pó químico ele faz o isolamento do combustível com o comburente com a camada de pó. 

Usar o extintor de gás carbônico pode ser mais conveniente para ambientes onde há equipamentos delicados, o gás não faz sujeira, mas sua eficiência não é muito alto igual ao pó químico, porem o pó químico é mais eficiente e bem mais barato.

 


Classes do Fogo 

A classificação dos fogos são conforme abaixo: 

Tipo A - Madeira, Papel, Tecidos ou qualquer algo se queimado deixar resíduos
Tipo B - Líquidos Inflamáveis
Tipo C - Eletricidade
Tipo D - Materiais Combustíveis
Tipo K - Óleo ou Gordura

 


Fogos tipo A - São qualquer tipo de fogo que acumula residuos, ele é feito com elementos de madeira padronizados conforme a figura abaixo:  

 

 

 

Fogos tipo B - São os liquidos inflamaveis, colocados em bandeijas do tamanho conforme a capacidade, veja na figura abaixo como é medido. 

 

Exemplificando, um extintor pó químico ABC 4kgs tem uma capacidade extintora de 2A 20BC, ou seja conforme e as fotos este extintor terá a capacidade de extinguir o fogo de 78 elementos sólidos de 45x45x600mm e um fogo de uma área combustível de 2,16 x 2,16m, mesmo que 4,65m² completos com 245 litros do combustível n-heptano.

 

Esses testes são todos laboratoriais, feitos por especialistas com condições controladas.

 

30/09/2019

Válvulas Solenoides

Conheça melhor qual é a aplicação das válvulas solenoides

Válvulas Solenoides, você encontra na Hidrovar.

 

Para o que serve a válvula solenoide?

 

Basicamente ela atua com um registro de passagem elétrico, um bloqueador, de passagem ou de abertura. As válvulas são vendidas como normalmente aberta ou normalmente fechada, ou seja a normalmente fechada assim que energizada será aberta e a normalmente aberta será fechada assim que energizada.

 

Segue os modelos disponiveis 

 

Quer saber mais?

 

Consulte nossa equipe de vendas.

 

123456

Para receber nossas novidades basta preencher os campos ao lado:

Horário de Atendimento

Horário de atendimento: 08h às 11h45 - 13h às 18h00
de segunda à sexta-feira, horário de Brasília (exceto feriados).

Localização

Rua João Fagundes Machado 429.
Guaíra - Curitiba PR - Brasil

Mapa
+ 55 41 3013-7299
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados.
Powered By Totalize Internet Studio.